Axiomas de zurique
Após a Segunda Guerra Mundial, um grupo de banqueiros e empresários suíços resolveram ganhar dinheiro investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de mercadorias a moeda.
Eles ganharam muito e se tornaram um dos povos mais ricos do planeta. Neste livro estão as regras infalíveis que estabeleceram para diminuir os riscos enquanto aumentavam cada vez mais os lucros.
A expressão axioma tem dois significados possíveis, segundo o livro. O filosófico, que define o termo como a premissa imediatamente evidente que se admite como verdadeira sem exigência de demonstração, e o lógico, que define axioma como a proposição que se toma como verdadeira porque dela se podem deduzir as proposições de uma teoria ou de um sistema lógico ou matemático.
As indicações do livro funcionam como o segundo tipo, como dogmas que devem ser seguidos à risca por quem pretende acumular rentabilidade. Neles, o leitor encontrará a chave para investir com sucesso - À moda suiça.
Primeiro Axioma: Risco
Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante.
Primeiro Axioma menor: Só aposte o que valer a pena.
Segundo Axioma menor: Resista à tentação das diversificações.
Conclusão: Não tenha medo de arriscar um pouco. Alto risco significa alto retorno.
Segundo Axioma: Ganância
Realize o lucro sempre cedo demais.
Terceiro axioma menor: Entre no negócio sabendo quanto quer ganhar. Quando chegar lá, caia fora.
Conclusão: Não teste a sua sorte. Estabeleça uma meta e, ao atingi-la, realize seus lucros.
Terceiro Axioma: Esperança
Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.
Quarto axioma menor: Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida. Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho.
Conclusão: Se suas especulações andam mal, saia e parta para outra. Saber perder é uma das virtudes de um bom especulador.
Quarto Axioma: Previsões
O comportamento do ser humano não é previsível.