Avon
MATÉRIA: GESTÃO DE CANAIS DE MARKETING
GRUPO: DEMIAN PIVA, PRISCILA SANCHES, THIAGO MAIA
CASE 23- AVON PRODUCTS, INC. Venda Direta em um Ambiente Globalizado
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO 1) O que a administração da Avon espera ganhar com as mudanças feitas na estrutura organizacional anterior....(interrogação)
R: A Avon, de 1992 para 1997 mudou sua estrutura organizacional antes verticalizada e centrada apenas nas mãos do CEO e COO, para uma estrutura mais horizontal, onde as presidências tem mais autonomia sobre suas regiões e estão mais conectadas dentro da empresa.
Thiago ou Deminan, se um de vcs tiver tempo, seria bacana colocar os esquemas dos dois modelos aqui.... estão no livro págs 528 (antigo) e 531 (novo).- Será a figura 1!!!
Com este novo modelo organizacional, a comunicação entre a grande diretoria e os revendedores diminui, aproximando mais a empresa de seus consumidores.
A Avon entrou no mercado internacional em 1950. Até novembro de 1992 a empresa dividia o mercado em quatro áreas geográficas: Estados Unidos, Pacífico, Europa e Américas. A partir desta data,diagnosticando o grande potencial dos países emergentes, cria uma nova perspectiva global, com crescimento geográfico, alavancagem dos canais de distribuição nos novos mercados e maior força de marketing nas áreas industriais desenvolvidas (ex. Estados Unidos).
Na nova estratégia a empresa investe mais em países em desenvolvimento como Américas e países que mercados recém- abertos, por exemplo a Polônia, que antes não possuía itens de higiene e onde as consumidoras demonstraram tanto interesse por consumir estes produtos que gastavam mais da metade de seus salários nestes produtos.
Para os mercados estabelecidos criaram-se novas abordagens como pedidos pelo telefone ou via fax.
Com o crescimento dos mercados globalizados, houve a necessidade da criação de uma nova estrutura organizacional. Nesta, criou-se os “centros