Introdução à filosofia
O Iluminismo preconizava uma nova era. Iluminada pela razão, a ciência, e o respeito pela humanidade,que até então vivia um período de séculos de obscurantismo e ignorância. Chamado de Idade da trevas, este período até então, era marcado pela opressão e o despotismo dos poderes monárquicos, e a pressão do Clero. E dominavam o poder político, econômico e social. Dividiam suas benesses em detrimento da miséria e sofrimento do restante da humanidade.
Os iluministas desenvolveram ideias e atitudes que revolucionaram a vida em sociedade. Criticavam as arbitrariedades e o autoritarismo e propunham uma nova organização social. Este conjunto de teorias e pensamentos tornou-se poderoso. Influenciou de forma decisiva os movimentos reformistas da Grã-Bretanha, as revoluções na França cujos ideais de Liberdade, Igualdade, Fraternidade, e se estenderam a outros povos ocidentais como os Estados Unidos.
RENASCIMENTO
A filosofia da Renascença é o período da história da filosofia na Europa que, grosso modo, ocupa o espaço entre a Idade Média e o Iluminismo. Inclui o século XV; alguns eruditos estendem-na de 1350 até ao século XVI ou início do século XVII, justapondo-se à Reforma e à primeira era moderna. Entre os elementos característicos da Renascença filosófica são: a revivificação (Renascença significa "renascimento") da civilização clássica e da educação; um regresso parcial à autoridade de Platão substituindo a de Aristóteles, que havia dominado a filosofia medieval; e, entre alguns filósofos, o entusiasmo pelo oculto e Hermetismo.
ARISTÓTELES
Aristóteles foi considerado o fundador da filosofia ocidental e um dos grandes pensadores do mundo contemporâneo. Aristóteles é considerado o fundador do pensamento lógico. Ele dava muito valor à inteligência e desempenho humano e achava que era esta a única forma de chegar à realidade. Foi viver para Atenas com 17 anos de idade e criou uma escola vocacionada para o estudo das ciências naturais.