avivamento
1. 7 Ferramentas básicas ou clássicas
Fluxogramas
Folhas de verificação
Diagrama de causa-efeito/espinha de peixe/Ishikawa
Histogramas
Diagrama de dispersão
Gráfico de Pareto
Cartas de controlo
Fluxogramas: permitem a descrição de funções e de comportamentos, representando passo-a-passo a progressão utilizando linhas de ligação e um conjunto de símbolos. Os fluxogramas também ajudam a simplificar e sintetizar os processos/métodos realizados durante a execução do um trabalho. Descreve uma atividade. Estes diagramas são constituídos por passos sequenciais de ação e decisão, cada um dos quais representado por simbologia própria que ajuda a compreender a sua natureza: início, ação, decisão, etc.
Elipse Indica o início ou o fim do processo Retângulo Identifica uma atividade ou tarefa Losango Indica as atividades ou tarefas com tomada de decisão Segmento de reta Indica a direção do fluxo Seta Indica o sentido do fluxo
Gráfico de Pareto: Foi no século passado, ao analisar a sociedade, que o economista italiano Alfredo Pareto concluiu que grande parte da riqueza se encontrava nas mãos de um número reduzido de pessoas. A partir desta observação, e por tal conclusão poder ser generalizada a muitas áreas da vida quotidiana, foi estabelecido o designado método de análise de Pareto, também chamado método ABC ou dos 20-80%. De uma forma sucinta, este método diz-nos que a grande maioria dos efeitos é devida a um número reduzido de causas. A grande aplicabilidade deste princípio à resolução dos problemas da qualidade reside precisamente no facto de ajudar a identificar o reduzido número de causas que estão muitas vezes por trás de uma grande parte dos problemas e variações que ocorrem. Uma vez identificadas dever-se-á proceder à sua análise, estudo e implementação de processos que conduzam à sua redução ou eliminação.
- Definir o problema a analisar- Determinar os tipos de dados- Definir o período de