avivamento
Gostaria de fazer um rápido comentário da historia eclesiástica antes de falarmos sobre o avivamento do século XX. Sabemos que Deus sempre esta no controle da sua Igreja e conduzindo-a a comunhão com Ele através de seu Santo Espírito, vamos ver que no decorrer da Historia, Deus usou homens que influenciaram a sua geração, trazendo o Arrependimento e a conversão.
O Senhor sempre trás o avivamento para a uma Nação através de homens "avivalistas", que tem origem na palavra americana "revivalist" que é uma pessoa que promove e divulga o avivamento cristão que ocorre com mudança de comportamento de uma pessoa, um povo e uma nação. Várias coisas acontecem durante o avivamento desde o batismo no Espírito Santo como citado em Pentecostes (Atos 2:4), até à divulgação de outros avivamentos pelo mundo.
O Começo...
Tudo começa com Jesus dizendo aos seus discípulos que receberiam poder dos céus.
“Mas Recebereis Poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1:8) “RECEBEREIS PODER: ...”
A palavras que lemos “poder”, em grego, significa “dinamin”: é a mesma raiz de palavras como:
- Dinamite: explosivo. Serve para Destruir pedras e impecilhos.
-Dínamo: é a máquina que converte energia mecânica em elétrica.
- Dinâmico: ativo, atuante e etc.
Dinamin é a mesma palavra utilizada em Lc 4:14 onde fala: “Então Jesus, no poder (dinamin) do Espírito Santo, regressou para Galiléia.”
Esse texto é posterior ao batismo de Jesus e a tentação no deserto.
Jesus inicia seu ministério com o poder de Deus em sua vida.
Notemos, que antes do mandamento: “...Ser testemunhas...” existe a palavra receber; pois quem nos capacita a ser testemunha é o Espírito Santo, como dizia Paulo em II Co 3:5 “A nossa suficiência vem de Deus.”
Antes de tudo, dizia James Canghey, um avivalista metodista americano: “Necessidade absoluta e imediata do Espírito Santo, para