Dom casmurro adapitada

1596 palavras 7 páginas
DOM CASMURRO

CASMURRO- o velório de Escobar causou-me náuseas. O jeito que Capitu chorou comprovou o que eu não queria acreditar. Meu filho era em tudo parecido com ele, os modos o corpo, a fisionomia... Agora depois de tantos anos encontrar-me com esse filho que eu julguei ser meu, mas não era, era de Escobar meu amigo, me trouxe de volta cenas que eu não gostaria de lembrar.

(Ezequiel está sentado, esperando. Bento chega por trás, observa-o, o perfil é idêntico ao de Escobar.)

EZEQUIEL - (Impulso de se abraçar, mas controlam-se de forma patética) Boa tarde, papai. Como vai o senhor?
BENTO - Bem. Chegou quando ao Brasil? (Pausa) Resolveu me fazer uma surpresa?
EZEQUIEL - Não foi bem assim. Precisava vê-lo. Sua lembrança estava desaparecendo da minha memória, a última vez que lhe vi eu tinha 6 anos. Agora eu tenho dezenove. Mas o senhor não faz diferença dos retratos; Mamãe falava tanto no senhor, dizia que era o homem mais puro do mundo. O mais digno de ser querido. (Pausa)
BENTO - Vamos, vamos, deixe de coisa...
EZEQUIEL - Mesmo depois de morta... ela ainda estava bonita... (Olham-se sem jeito. Bento disfarça) Papai, lembra-se dos meus jogos de guerra?
BENTO - Pois não hei de lembrar-me?
BENTO - Saiba de uma coisa, Ezequiel: (Bento fica de costas para o filho) eu nunca esqueci sua mãe.
EZEQUIEL - Eu sei, meu pai, eu sei. Nem ela tampouco o esqueceu.
BENTO - Não tenhas ciúmes de tua mulher, para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti...
EZEQUIEL - Adeus, papai.
BENTO - Adeus, Ezequiel. (Ezequiel se retira).
CASMURRO = A pior desgraça de um homem é ser corno. Você tá rindo? Pois eu chorei e foi muito. Quer saber o que me aconteceu depois que eu levei aquele chifre? Quer não? Home queira quem sabe você tá até levando e não sabe.
Com vergonha das pessoas mandei Capitu e meu suposto filho para suíça, com a promessa que os visitaria sempre. Lá as coisas se complicaram, não havia mais Escobar, mas... Tinha outros.

Relacionados