Aves
Neste trabalho apresentaremos as características das aves em geral, bem como sua evolução, órgãos do sentido, sistema nervoso e muscular, aparelho respiratório, reprodução e até curiosidades.
Uma ave é conhecida facilmente devido a três características, sendo elas: asas, penas e bico. Entretanto, muitos não sabem do que mais é constituído o corpo desse tipo de animal, sua alimentação e como funciona seu tão famoso canto pela manhã.
Classe Aves:
São animais vertebrados e homeotérmicos, cuja a principal característica é a presença de penas. São bípedes, pela transformação dos membros anteriores em asas, o que lhes garante a capacidade de voar.
Outras características que facilitam o vôo: sacos aéreos nos pulmões e ossos pneumáticos. Na bifurcação da traquéia existe a siringe, um órgão sonoro. O alimento é ingerido pelo bico córneo, a ausência de dentes é compensada pela presença de um estômago mecânico, a moela, além do estômago químico, proventríluco.
Evolução e Aves Fósseis:
Os restos fósseis das aves são mais raros do que os dos outros animais, pois elas possuem o esqueleto frágil e de difícil conservação.Na cadeia da evolução, as aves provêm diretamente dos répteis, uma das hipóteses para o seu surgimento é:
Alguns répteis para sobreviverem, precisavam sair do chão, começaram então a subir em árvores, e com o decorrer dos anos, esses répteis foram sofrendo uma metamorfose, dando origem, então, as aves. Que a partir de então, se desenvolveram em uma desconcertante variedade de espécies, cada uma adequada ao seu meio ambiente. (elas evoluíram tanto que se ensinada chegam até mesmo a dar cambalhotas). Ordens das Aves:
Anseriformes: pato, ganso, cisne.
Apodiformes: beija-flor, andorinhão.
Caradriformes: gaivota.
Casuariformes: emos, casuar.
Ciconiformes: colheiro, garças, cegonha.
Columbiformes: pomba, rolinha.
Coraciformes: martim pescador.
Cuculiformes: cucu, anum.
Esfenisciformes: pingüim.
Estrutioniformes: avestruz.