Aventureiro
ENTREVISTA COM OS ALUNOS FLAVIO E EDIVANILTON COM NEIVALDO
1º Qual a importância do futebol para uma cidade do porte de Mirangaba, no que diz respeito ao lazer e entretenimento das pessoas?
R: Cidades pequenas como a nossa, não oferecem muitas opções de entretenimento. Por ser um esporte popular, o futebol representa muito provavelmente a única opção de lazer para a maioria das pessoas. Por isso precisa ser cada vez mais valorizado. Porém, no momento atual, existe uma crescente capitalização do futebol amador que está minimizando o mesmo como meio de entretenimento. Nas cidades pequenas, onde o poder aquisitivo é ínfimo, fica difícil manter as equipes competitivas de outrora tornando as competições cada vez menos atrativas ao público e “marginalizando” a prática do futebol.
2º De que maneira o futebol pode contribuir para melhorar nossa sociedade, principalmente no que diz respeito aos nossos jovens?
R: O futebol é uma excelente ferramenta de inserção social. É um momento onde as pessoas com certa dificuldade de relacionamento se sentem à vontade e em pé de igualdade com os demais, independente das disparidades existentes em nossa sociedade. Mas, o grande benefício do futebol está na questão de evitar que jovens ocupem seu tempo com coisas ruins e degradantes, como drogas e outros vícios maléficos à sua formação como cidadão. Além de ser um motivador na busca de um futuro melhor (a imensa maioria dos jovens brasileiros sonham em ser um jogador de futebol profissional), o futuro é uma prática esportiva saudável, de baixo custo e extremamente acessível, por isso, a maioria das crianças e adolescentes podem encontrar nesse esporte um caminho saudável para seu desenvolvimento físico social.
3º Qual a real situação do futebol mirangabense e o que precisa ser feito para melhorá-lo?
R: O futebol mirangabense passa por um momento de crise. É bom frisar que não se trata de uma exclusividade de Mirangaba. Esse momento crítico é