Avenidas de Recife
Tem uma extensão aproximada de 9 quilômetros e seu traçado seguiu a extinta linha férrea da antiga Great Western que ia inicialmente até a cidade de Limoeiro.
Inicia-se na Ponte de Limoeiro e termina na Rodovia BR 101.
Avenida Caxangá: Em 1842, foi concluído o primeiro trecho da então chamada Estrada do Paudalho, que antes era um caminho de onde saiam diversas ramificações para os engenhos de açúcar e as povoações. Anteriormente, no local, nunca tinham chegado carros, só cavalos.
Em 1845, foi construída a ponte pênsil de Caxangá, sobre o rio Capibaribe, a primeira desse tipo no Brasil, abrindo caminho para o interior de Pernambuco e muito contribuindo para o seu desenvolvimento socioeconômico.
A inauguração do calçamento da Avenida Caxangá foi no dia 25 de maio de 1940.
Considerada como uma das avenidas mais longas do mundo em linha reta, tem cerca de 6km de extensão e liga os bairros da Madalena ao de Caxangá, na divisa com o município de Camaragibe.
Dantas Barreto: a construção de uma avenida que, para surgir, desconstruiu um monumento de grande importância para a comunidade negra: a Igreja dos Martírios, de 1775.
O templo deu lugar à Avenida Dantas Barreto, uma homenagem ao general pernambucano, herói de Canudos, ministro da guerra e, posteriormente, governador de Pernambuco.
Após ser alvo da jocosa frase "Liga o nada a lugar nenhum", a avenida hoje abriga lojas e também o camelódromo. Também se tornou corredor dos ônibus que trafegam em direção à Zona Sul.
Avenida Conde da Boa Vista: é um importante logradouro do município de Recife, Pernambuco. Inicia-se na Ponte Duarte Coelho e termina na Rua Dom Bosco, e seu prolongamento passa a se chamar Avenida Carlos de Lima Cavalcanti. Corta os bairros da Boa Vista e da Soledade.
A Avenida Conde da Boa Vista é hoje uma das principais vias do Recife. Todos os dias, cerca de 400