Avanços do sus
AVANÇOS DO SUS
1. Participação Social.
O SUS é resultado do movimento pela Reforma Sanitária que cresceu no âmbito da luta pela redemocratização. A participação popular é uma garantia constitucional que poderá participar do processo de formulações das políticas e do controle das ações do governo. Tem-se os Conselhos Gestores e as Conferências de saúde onde pode-se propor formulações da política de saúde.
A participação popular é um dos marcos históricos da Reforma Sanitária pela abertura democrática e por um projeto de sociedade mais justo e participativo, tornando-se uma das diretrizes na organização do SUS em todas as esferas de gestão.
2. Descentralização
A descentralização também veio junto da Reforma Sanitária no movimento de propor uma maior democratização no processo decisório na saúde. Anteriormente as decisões eram centralizadas no poder federal do governo, o que dificultava as resoluções de problemas regionais. Assim também pode-se responsabilizar outras esferas do governo (estados e municípios) quanto às realizações e execuções das ações e serviços de saúde.
A descentralização também auxiliou o controle das ações públicas pelas populações locais, as quais puderam interferir nas formulações das políticas regionais.
3. Integralidade
A integralidade nasce como proposta que as ações individuais e coletivas são importantes na garantia da saúde da população. O preventivo e o curativo devem estar presentes no sistema conforme as necessidades do indivíduo comprometendo o Estado com a garantia de todo e qualquer tipo de atenção à saúde, indo desde as campanhas de vacinação até transplante de órgãos.
DESAFIOS DO SUS
1. Universalização
O SUS foi construído com base no princípio da universalização, expresso na Saúde como direito de todos os brasileiros, a ser provida como dever de Estado. A instituição de um sistema público universal foi a grande luta da reforma sanitária brasileira, incorporada na Constituição