Avanço da internete
A Revista Visões 7 propõe discutir sobre o uso das novas tecnologias na Educação. Nossa reflexão tem início com o artigo “Os desafios da sociedade da informação no Brasil”. Não poderíamos abordar o tema sem atentarmos para a questão da exclusão digital. A evolução tecnológica ainda não é usufruída por todos e continuamos em busca de meios para torná-la mais igualitária... procuramos meios de torná-la mais igualitária.
O artigo “Dos usos da palavra: dos signos à Proxemia e Parresia como tecnologias na educação” vem mostrar que a tecnologia não se resume a máquinas ou ao meio virtual, mas vincula-se ao conhecimento visto por um viés pragmático. Na ocasião, o autor discute o uso da palavra como ferramenta de apropriação do conhecimento, além de apresentar a trajetória histórica e social deste uso.
Em “Ensino de cálculo mediado por recursos em AVA – Estudo de caso: Cálculo I em turmas de Engenharia”, a tecnologia ganha seu espaço em sala de aula. O senso comum usualmente descreve o professor como aquele que resiste às novas tendências, ou, ainda, como aquele que apresenta-se despreparado para gerenciar os novos sistemas que se colocam à disposição do homem na busca pelo conhecimento. Seria cômodo, no entanto, se esse pensamento impedisse a constante reflexão das práticas pedagógicas e suas atualizações e adequações. O docente comprometido com sua prática vê-se como mediador entre o educando e o conhecimento veiculado por tudo o que