Avaliação e Controle de Riscos Ambientais
Os ambientes de trabalho podem conter, dependendo da atividade que neles é desenvolvida, um ou mais agentes que, dentro de certas condições, irão causar danos à saúde do pessoal. Chamam-se, esses fatores, riscos ambientais. Os riscos ambientais exigem a observação de certos cuidados e a tomada de medidas corretivas nos ambientes, se pretende evitar o aparecimento das chamadas doenças do trabalho. As medidas de controle dos riscos ambientais podem referir-se ao ambiente em si ou ao pessoal que nele atua.
Medidas de controle para Riscos de Ambiente
Riscos Físicos: ruído, vibrações, radiações, temperaturas extremas, pressões anormais, umidade, etc.
Ruídos
Medidas de proteção coletiva: enclausuramento da máquina produtora de ruído; isolamento de ruído.
Medida de proteção individual: fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) (no caso, protetor auricular). O EPI deve ser fornecido na impossibilidade de eliminar o ruído ou como medida complementar.
Medidas médicas: exames audiométricos periódicos, afastamento do local de trabalho, revezamento.
Medidas educacionais: orientação para o uso correto do EPI, campanha de conscientização.
Medidas administrativas: tornar obrigatório o uso do EPI: controlar seu uso.
Vibrações
Para evitar ou diminuir as consequências das vibrações é recomendado o revezamento dos trabalhadores expostos aos riscos (menor tempo de exposição).
Radiações
Medidas de proteção coletiva: isolamento da fonte de radiação (ex: biombo protetor para operação em solda), enclausuramento da fonte de radiação (ex: pisos e paredes revestidas de chumbo em salas de raio-x).
Medidas de proteção individual: fornecimento de EPI adequado ao risco (ex: avental, luva, perneira e mangote de raspa para soldador, óculos para operadores de forno).
Medida administrativa: (ex: dosímetro de bolso para técnicos de raios-X).
Medida médica: exames periódicos.
Temperaturas extremas
Medidas de proteção coletiva: