Avaliação a distancia de Sistemática de Importação
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Sistemática de Importação
Curso: Relações Internacionais
Professor: Luciano de Oliveira Gonçalves
Nome do aluno: Krystal Carminatti Ambrosio
Data: 04/11/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. A nacionalização é o procedimento que transfere a mercadoria estrangeira para a Economia Nacional por meio da Declaração de Importação (DI). Sabe-se que na importação não definitiva, não ocorre a nacionalização da mercadoria. Por exemplo, uma máquina foi importada em caráter temporário para ser exposta numa feira comercial durante 15 dias. Porém, uma empresa demonstrou interesse na aquisição (importação) definitiva da máquina.
Com base nesta afirmativa e em seus estudos, responda quais os procedimentos para tornar uma importação temporária (ou não definitiva) em importação definitiva. (2,5 pontos)
Para transformar uma importação temporária em definitiva o importador deverá solicitar nova documentação, principalmente a fatura comercial, depois pagar todos os impostos, procedendo com o desembaraço aduaneiro, e por fim nacionalizar a mercadoria.
2. Depois de concluída a fase de negociação, o importador deverá solicitar do exportador um documento, chamado de Fatura Proforma, para formalizar o que foi acordado
Referente à Fatura Proforma, responda em que momento deverá ser emitida e em qual modalidade de pagamento este documento será necessário. (2,5 pontos)
A fatura proforma deve ser emitida anteriormente a fatura comercial e posteriormente a negociação. A modalidade de pagamento exigida pelo banco para fechamento do câmbio é o pagamento antecipado.
3. Dentre os órgãos intervenientes no Comércio Exterior do Brasil,