Avaliação trimestral
PROVA BRASIL E PROVINHA BRASIL
Trabalho Apresentado a disciplina Pedagogia da Universidade Norte do Paraná- UNOPAR
Prof. Cyntia Simioni, Eliane França, Helenara Sampaio, Andréia Zompero, Carlos Eduardo e Laura Cava.
1. Introdução
A avaliação educacional pensada enquanto um processo a fim de refletir sobre as práticas, bem como sobre significados e objetivos na construção coletiva é um importante procedimento a ser realizado.
Em 2007, o Governo Federal lançou o Plano de Desenvolvimento Da Educação (PDE), por meio do Ministério da Educação (MEC), tendo como objetivo buscar melhoria a educação oferecida às nossas crianças, bem como aos jovens e adultos. O plano citado tem em vista oferecer uma educação de qualidade e está dividido em quatro eixos os quais são: Educação Básica, Educação Superior, Educação Profissional e Alfabetização.
A implantação do SAEB (Sistema de Avaliação Básica), tem como objetivo principal contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, bem como para a universalização do acesso a escola, oferecendo subsídios concretos no sentido de reformular a monitorar as políticas públicas voltadas para a Educação Básica, assim como oferece dados e indicadores importantes a fim de proporcionar a compreensão dos fatores os quais influenciam o desempenho dos discentes nas áreas e nos anos trabalhados.
A Prova Brasil e a Provinha Brasil fazem parte desse sistema de avaliação.
2. PROVA E PROVINHA BRASIL
A Prova Brasil visa coletar dados que oferecem resultados detalhados, por escola, município e que entre outros aspectos serão usados para detectar o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A Prova Brasil faz parte do SAEB- Sistema de Educação Básica, e, visa, a detecção da aprendizagem na Língua Portuguesa (com ênfase na leitura), na Matemática (focando a resolução de problemas); a mesma proporciona aos gestores e professores um questionário para a fim de coletar dados sobre a