empreendedorismo e comunicação
Autoria: Edson Ferreira de Oliveira, Reinaldo Guerreiro, José Roberto Securato
Resumo
O ponto central do trabalho é a proposição de um modelo aleatório de avaliação patrimonial que permita determinar o valor da empresa em condições de risco e definir critérios metodológicos para a quantificação das variáveis utilizadas no processo avaliatório. O modelo proposto estuda o efeito da aleatoriedade sobre o binômio lucro-patrimônio líquido e suas consequências sobre o valor da empresa utilizando para tanto informações oriundas dos demonstrativos contábeis associadas ao custo do capital próprio. Para atingir o valor das empresas escolhidas desenvolve-se um estudo exploratório e a avaliação decorrente, devido às características aleatórias do modelo, conduz a um valor médio e a um desvio-padrão definindo um intervalo de valores e não um valor único, enriquecendo o processo de avaliação.
1. Introdução
Ao longo dos últimos vinte anos vem se construindo uma nova ordem econômica, voltada para globalização, na qual se destacam a integração dos mercados financeiros, o aparecimento das transnacionais, a desregulamentação do sistema bancário e a desestatização.
Tais processos têm diferentes manifestações na economia, em particular no setor empresarial, onde se apresentam na forma de privatizações, fusões, aquisições e incorporações, onde o fator chave para o processo decisório tem sido o valor da empresa. Este fator é o agente motivador do presente estudo, em torno do qual o trabalho foi desenvolvido.
2. Objetivo do Estudo
O objetivo do estudo é propor um modelo de avaliação patrimonial da empresa utilizando variáveis aleatórias que permita, além da avaliação, definir critérios metodológicos para a quantificação dessas variáveis em condições de risco. A base do modelo são as informações oriundas dos demonstrativos contábeis, ou seja, a demonstração do resultado do