Avaliação Trimestral do plano Nacional de Ação de Melhoria da prestação do serviço Móvel Pessoal 5º Ciclo Agosto a Outubro de 2013
5º Ciclo
Agosto a Outubro de 2013
Com o intuito de melhorias na prestação do serviço móvel , a Anatel é responsável por Regulamentar, outorgar e fiscalizar. Assim podem ser resumidas as principais atribuições da Anatel, desenvolvidas para cumprir a missão de promover o desenvolvimento das telecomunicações do País de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infraestrutura de telecomunicações, capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional. Parece um pouco irônico, mais a quantidade de reclamações é de grande quantidade, incluindo o uso de dados, voz e atendimento em municípios no geral.
Seus respectivos espectros são “distribuídos” para as maiores empresas de telefonia nacional cujo propósito são atender as demandas, ter maior cobertura de qualidade, planos de implantação de comunicação de qualidade em municípios, atender rapidamente seus reparos “Recuperação técnica de Fibra Torres, rádios e etc...”
A evolução de acessos da telefonia móvel contando de 1998 a outubro de 2013 teve um crescimento de 3.663% em 15 anos.
1G- O sistema de voz de primeira geração começou em 1980, dados de voz eram permitidos nesse tipo de sistema. Tinham limitações por se tratar de sistemas analógicos. Não suportavam qualquer tipo de encriptação da informação, a qualidade de som era fraca e a velocidade de transferência baixa.
O sistema 1G no Brasil durou menos que um ano mudando logo para 2G, de 1998 a 1999 um crescimento de 5% para 9%.
2G- Por volta de 1990, no sentido de preencher as limitações de comunicação 1G, onde são totalmente digitais, com característica de segurança. A tecnologia móvel celular GSM.
De 1999 a 2003 sobe de 9% para 26% o acesso por usuários. No ano de 2003 o acesso 2.5G começa a crescer, introduzem se o sistema SMS. No ano 2003 para 2007 cresce de 2% para 64% o acesso de