Avaliação patrimonial
Nosso tema é avaliação patrimonial é um assunto complexo e nosso objetivo não é esgotar o assunto, mas sim falar pra vocês sobre os principais pontos.
No decorrer da apresentação serão trabalhados os seguintes pontos.
Avaliação Patrimonial
O que é?
Avaliação patrimonial ou avaliação de empresas consiste em um processo utilizado para apuração do valor de uma determinada entidade seja ela comercial, industrial, de serviços ou ainda de investimentos.
A avaliação patrimonial permite estabelecer o real valor do patrimônio de uma entidade.
: atualizar os valores dos bens que compõe o patrimônio da empresa
Conjuntos de técnicas utilizadas com
Importância
A avaliação Patrimonial permite estabelecer o real valor do patrimônio
Finalidade
A avaliação patrimonial é realizada para várias finalidades como: para fins de adequação ao IFRS, seguros, fusões / cisões / incorporações, lançamento de ações, financiamentos, compra e venda, teste de impairment, vida útil, valor econômico, marcas e patentes, entre outras.
A avaliação pode ser feita, com a intenção de venda ou compra, de uma parte ou totalidade da empresa. Pode também, ser efectuada por motivo de separação de sócios ou accionistas, divórciode um deles, por motivos fiscais ou para cisão da empresa. Estes propósitos conduzem evidentemente a medidas diferentes de avaliação de acordo com o propósito.
Procedimentos de avaliação
Para se poder conhecer melhor a empresa que se pretende avaliar, é necessário recolher toda a informação disponível sobre todos os seus recursos, o meio onde está inserida, oportunidades e riscos de negócio que podem ter um impacto significativo nos seus fluxos de caixa.
Depois de definidos o objecto e os objectivos da avaliação, é importante a escolha das técnicas a utilizar, para assim se poder definir um plano de recolha de informação, fundamentalmente para conhecer melhor a empresa que é objecto de avaliação.
Para isso é necessário ter a