AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA CRIANÇA
APRESENTAÇÃO
A alimentação e nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças. Mais do que isso, são direitos humanos fundamentais, pois representam a base da própria vida.
À capacitação técnica é fundamental para os profissionais que atuam no campo da alimentação infantil, principalmente os profissionais nutricionistas e as Equipes de Saúde da Família.
RESUMO
A desnutrição infantil continua a ser um problema de saúde pública nesta faixa de idade, no qual a alimentação tem um papel relevante. A prevalência do aleitamento materno é baixa, sua duração é curta e o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida é raro. Alimentos complementares são precocemente introduzidos para uma grande maioria de crianças e são freqüentemente deficientes em conteúdo energético e de nutrientes.
Em muitas famílias, esses alimentos são preparados em condições desfavoráveis de higiene, às vezes estocados à temperatura ambiente por tempo prolongado, e quase universalmente são oferecidos, principalmente no primeiro ano de vida por mamadeira. Outras crianças são deixadas a se alimentarem sozinhas. Observa-se também a pequena oferta de frutas, verduras, vegetais às crianças nesta faixa etária, muito embora haja grande variedade desses alimentos ricos em minerais e vitaminas.
Palavras-chave: Antropométrica, Crianças, Estado nutricional, Desnutrição, Práticas de alimentação infantil, Nutrição infantil; Alimentação Complementar, Pirâmide alimentar.
INTRODUÇÃO
A avaliação do estado nutricional é uma etapa fundamental no estudo de uma criança, para que possamos verificar se o crescimento está se afastando do padrão esperado por doença e/ou por condições sociais desfavoráveis. Ela tem por objetivo verificar o crescimento e as proporções corporais em um indivíduo ou em uma comunidade, visando