Avaliação em história
Podemos resumir esses aprendizagem em pelo menos quatro possibilidades. 1- A verificação do quanto o aluno aprendeu do conteúdo trabalhado em classe pelo professor; 2- Os conhecimentos factuais ou particulares; 3- O pensamento histórico, que, em última analise, se diferencia de interpretações que tentam de forma aligeirada ou espontânea representar o passado; 4- A compreensão dos usos sociais e culturais que são feitos da história.
Levando em considerações essas quatro aprendizagem, poderíamos afirmar que avaliar em historia não é somente cobrar o aluno o conteúdo trabalhado, mais principalmente identifica pedagogicamente quais são as principais operações intelectuais que marcarão ênfase no aprendizagem em história. A avaliação em história e valida para podermos determinar as causas subjacentes às dificuldades de aprendizagem podendo ser utilizado no inicio de uma unidade de ensino, período ou ano letivo. O ato de ensinar pressupõe em ajudar o aluno a adquirir conhecimentos,conceitos, ideias, e habilidades é fundamental que o professor se perceba responsável por garantir que o aprendizagem do aluno se realize. As principais características de avaliar. 1- Avaliação inicial: tendo em vista os objetivos que se querem atingir. 2- Avaliação formativa: que tem a finalidade em detectar os problemas de ensino-aprendizagem. 3- Avaliação somativa: principal objetivo é de realizar um diagnostico do aluno no final de um período relativamente longa.
A avaliação tem de ser pensada como um diagnostico continuo e sistemático o qual procurara analisar a revelancia do conhecimento a ser ensinado, o significado do conhecimento ensinado e a eficácia do conhecimento aprendido. A avaliação deve ser vista como meio de resolver e senar dificuldades de ensino aprendizagem o que para classificar o aluno apontar seus erros ou reprova-los. O ensino de história tem proposta em formar a memorização e a apreensão passiva, pelo aluno, de