AVALIAÇÃO EM BIOSEGURANÇA
DATA: 14/05/2009
CURRÍCULO ESPECIAL
MAYRA GALLO DE CARVALHO
ALUNO:
ASSINALE QUANTAS FOREM AS ALTERNATIVAS CORRETAS.
1) A tuberculose institucional assim como outras doenças e infecções observadas nos centros de saúde públicos é um do exemplo clássico (0,5):
a. Do desconhecimento sobre o uso correto e importância das máscaras de proteção respiratória.
b. Do uso inadequado de EPIs
c. Da falta de conhecimento e aplicação prática das boas práticas de biossegurança
d. Do uso de cabines de segurança biológica inadequadas para atividade laboratorial envolvendo microorganismos e amostras potencialmente infecciosas
2) Sobre a afirmação “Toda medida de prevenção depende do agente de risco presente no laboratório e das atividades relacionadas a esse agente”. Pode-se concluir que (1,0):
a. As medidas de biossegurança adotadas no ambiente laboratorial devem ser adequadas na contenção de agentes de risco biológicos, físicos, químicos ou ergonômicos.
b. As medidas de biossegurança adotadas no ambiente laboratorial devem ser adequadas na contenção dos agentes de risco em função do grupo de risco (ou biosafety levels) a que são associados em NB1, NB2, NB3 ou NB4
c. As medidas de biossegurança adotadas no ambiente laboratorial devem ser adequadas na contenção de todos os tipos de agentes de risco e de atividades envolvendo tais agentes.
d. As medidas de biossegurança adotadas no ambiente laboratorial devem ser adequadas na contenção dos agentes de risco presentes no laboratório, mas devem também primar pela minimização dos riscos de atividades que potencializem o risco dos agentes biológicos. Assim, em algumas circunstâncias microorganismos de GR2 devem ser manipulados em NB3.
3) Com relação aos grupos de risco biológicos podemos é correto afirmar que (1,0):
a. Os microorganismos do GR1 não são capazes de infectar os homens
b. Os microorganismos do GR2 infectam o homem e podem gerar doenças graves, mas as doenças são passíveis de