Avaliação do relatório de avaliação qualitativa de programas sociais prioritários – caderno nº 40 – universidade estadual de campinas (unicamp) e núcleo de estudos de políticas públicas (nepp), março de 1999.
Avaliação do Relatório de Avaliação Qualitativa de Programas Sociais Prioritários – Caderno nº 40 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), Março de 1999.
Curso: Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social
Disciplina: Monitoramento e Avaliação
Professora: Maria das Graças Rua
1 Alunos: Mírian da Silva Queiroz
Rafael de Freitas Cabral Solange do Nascimento Lisboa Thiago Lopes Cantalice
Brasília, 28 de março de 2011
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo avaliar o Relatório de Avaliação Qualitativa de Programas Sociais Prioritários – Caderno nº 40 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), Março de 1999. O estudo realizado no período de 1995 a 1998 tem por objetivo a criação de instrumentos de avaliação das políticas sociais prioritárias para o governo federal, isto é, desenvolver metodologias de avaliação das ações de governo no campo social, possibilitando aos gestores monitorar e corrigir o desempenho dos programas sociais. O NEPP apresentou em seu relatório uma síntese com os resultados iniciais da pesquisa-piloto. O exercício em grupo consiste em avaliar o relatório como um todo e especificamente os dados relativos ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF. Para análise e avaliação do relatório elaborado pela NEPP foram utilizados cinco itens para avaliar relatórios de avaliação e que estão abaixo descritos:
• Clareza na identificação dos usuários, dos objetivos gerais e específicos, dos critérios e dos indicadores utilizados. • Qualidade das perguntas específicas; • Qualidade metodológica: Consistência da estrutura lógica, dos métodos e das técnicas frente ao