Avaliação do processo ensino-aprendizagem
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PROFESSORA: MARIA ONEIDE
AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
TERESINA MAIO DE 2014
AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
1. O conceito de avaliação da aprendizagem e as concepções pedagógicas O termo avaliar tem sido constantemente associado a fazer provas, atribuir notas, passar de ano. Isso de acordo com uma concepção pedagógica arcaica, sendo a educação uma mera transmissão e memorização de informações prontas e o aluno é visto como um ser passivo e receptivo.
Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, baseada na Psicologia genética, a educação e concebida como a vivência de experiências múltiplas e variadas tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando, nessa abordagem o educando é um ser ativo e dinâmico, que participa da construção do seu próprio conhecimento.
Dentro dessa visão a avaliação pode ser compreendida como forma de verificar em que medida os alunos estão alcançando os objetivos propostos para o processo ensino-aprendizagem, nessa perspectiva, a avaliação assume um sentido orientador e cooperativo, pois permite que o aluno tome consciência de seus avanços e dificuldades para continuar progredindo na construção do conhecimento.
Um professor autoritário e inseguro poderá ver na avaliação uma arma de tortura ou punição para alunos apáticos ou indisciplinados, por sua vez um professor que seja um profissional sério e responsável encarará a avaliação como uma forma de diagnóstico dos avanços e dificuldades dos alunos e como indicador para replanejamento de seu trabalho docente. Nessa perspectiva, a avaliação ajuda o aluno a progredir na aprendizagem, e o professor a aperfeiçoar sua prática pedagógica.
2. O que é avaliação: princípios básicos
Avaliação é um processo de coleta e análise de dados, tendo em vista verificar se os objetivos propostas foram