Avaliação de riscos
Este trabalho foi realizado no âmbito do Módulo V - Identificação e Avaliação de Riscos Profissionais da 18ª Edição da Pós-graduação em Segurança e Higiene no Trabalho, tendo como objectivo servir de elemento de avaliação dos conhecimentos adquiridos.
A importância da Segurança e Higiene no Trabalho é reconhecida por trabalhadores e entidades empregadoras como sendo fundamental para o desenvolvimento das empresas. Para além disso, a Segurança e Higiene no Trabalho é cada vez mais objecto da Legislação. A identificação de perigos e a avaliação de riscos profissionais é uma ferramenta essencial para fazer uma prevenção adequada. A avaliação dos riscos profissionais consiste na compreensão do objecto de estudo e caracterização dos riscos associados. O objecto de estudo pode ser um equipamento, posto de trabalho ou sistema. A caracterização dos riscos relaciona-se com a identificação dos perigos do objecto de estudo, relativamente à fonte e ao modo de desenvolvimento, a identificação dos trabalhadores expostos a esses e a estimativa dos risco.
O objecto de estudo abordado neste trabalho foi o manuseamento de escadas motorizadas de assistência ao avião efectuado pelos operadores de uma empresa de handling, dando especial enfoque aos riscos profissionais associados a esta actividade.
FUNÇÃO DO EQUIPAMENTO
As escadas de assistência ao avião são desenhadas para que os passageiros possam aceder às portas de embarque e desembarque de todos os aviões que tenham a porta de embarque com altura compreendida entre 2,40 e 5,80 metros.
Fig.1 Escada de assistência ao avião. A, vista de frente. B, vista de trás.
ÂMBITO DE UTILIZAÇÃO
Este equipamento foi projectado para a utilização na área do aeroporto. Qualquer outro tipo de utilização deverá ser excluído, assim como a utilização em atmosfera explosiva e sobre qualquer outro revestimento que não seja asfalto ou cimento.
PROCEDIMENTO EM ANÁLISE
Sempre que há embarque ou desembarque de passageiros, ou