Avaliacao de riscos
Introdução
O presente trabalho abordará os seguintes subtemas: avaliação de riscos e descrever os objectivos de avaliação de riscos, dentro do mesmo desenvolveu-se os tais subtemas e acrescentou-se o seguinte: Existem vários instrumentos e metodologias de avaliação de riscos disponíveis para ajudar as empresas e as organizações a avaliarem os riscos. A escolha do método a utilizar dependerá das condições existentes no local de trabalho, como, por exemplo, o número de trabalhadores, o tipo de actividades laborais e de equipamentos de trabalho, as características específicas do local de trabalho e os riscos específicos.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas pesquisas feitas na internet.
Avaliação de Riscos
Risco
A palavra riscos deriva do italiano antigo “resicare” que significa ousar.
Neste sentido, risco é uma opcao e não um destino. Correr riscos faz parte da historia antiga (Bernstein, 1997).
Nas últimas décadas a palavra “riscos” tem sido ultilizada nos mais diversos objectivos tais como: riscos de negócios, riscos socias, riscos económicos, riscos de segurança, riscos políticos, entre outros.
Um risco é a possibilidade, elevada ou reduzida, de alguém sofrer danos provocados pelo perigo.
O risco é o potencial avaliado das consequências prejudiciais que podem resultar de um perigo, expressa em termos de Probabilidade e Severidade, tomando como referência a pior condição possível.
Em realidade, o risco é um subproduto do desenvolvimento das atividades. Nem todos os riscos podem ser eliminados, nem todas as medidas imagináveis de mitigação de riscos são economicamente factíveis.
Avaliação de Riscos
Avaliação de risco constitui a base da abordagem comunitária para prevenir acidentes e problemas de saúde profissional.
Existem razões suficientemente válidas para tal. Se o processo de avaliação de riscos - o ponto de partida da