avaliação de processos psicologicos
CASO 1: Cientistas fizeram um experimento com idosos acometidos por problemas de memória e chegaram a uma descoberta sobre a complexidade da memória humana. Os idosos eram expostos à leitura de palavras como INCONSTITUCIONALMENTE e INSTITUCIONALIZADO. Na primeira fase do experimento liam com muita dificuldade, soletrando ou gaguejando, e quando questionados novamente sobre o que tinham lido, em geral indagavam: - Eu li alguma coisa? Quem é o senhor? Onde estou? O que estou fazendo aqui?
Os cientistas retomavam o experimento solicitando que os idosos continuassem a ler e perceberam que por volta da 6ª ou 7ª leitura das palavras INCONSTITUCIONALMENTE e INSTITUCIONALIZADO, os idosos já pronunciavam as expressões com facilidade como se já as conhecessem. Contudo, apesar da evolução, não conseguiam lembrar quando indagados sobre o que tinham lido em poucos instantes.
CASO 2: No final do ano Flávio Julião sofreu grave acidente automobilístico provocando uma séria lesão cerebral. Flávio ficou com sequelas diversas e esqueceu de todas as experiências vividas antes do acidente. Esqueceu que é casado, o nome dos pais, de ler e escrever, datas marcantes, etc. Atualmente Flávio lembra apenas das experiências aprendidas e vividas após o acidente.
CASO 3: Aninha, 4 anos, tem ocupado sua professora com as histórias que conta. A menina relata que esteve junto com a mãe no dia do nascimento do seu irmão mais velho de 6 anos. Nas histórias, relata com detalhes as roupas usadas pela mãe, o pai e o bebê (seu irmão mais velho). Aninha também reclama de ter sido abandonada pelos pais quando era menor e de não terem fotografado ela no dia do casamento da mãe, o qual, segundo ela, foi escondida. A professora indagou a garota como ela conseguiu chegar ao casamento da sua mãe e teve como resposta: - Fui sozinha seguindo os carros com meu triciclo e assisti tudo escondidinha atrás do Padre.
CASO 4: Ítalo está estudando para uma prova de