Avaliação de português 5º ano
PORTUGUÊS
COLÉGIO COMERCIAL MUNICIPAL LIMA GUIMARÃES
CNPJ 81243735/0002-29
Autorizado a funcionar pela Portaria nº. 191 de 10/10/1963 do DEC/MEC
Rua Professor Francisco Saldanha 125 Chapadão ENSINO FUNDAMENTAL I Professora: IVANILDA BARBOSA ESTRELA FRANCO NOME: Nº VALOR 10,0 PONTOS CONTEÚDOS AVALIATIVOS
DATA: ____ /____ /2011 NOTA
INSTRUÇÕES
1- Esta avaliação contém 10 questões, cada qual valendo 1,0 ponto;
2- Leia atenciosamente os enunciados de cada questão, antes de proceder à resolução;
3- Assinale uma opção nas questões objetivas;
4- É obrigatório o desenvolvimento das questões;
5- Dê respostas COMPLETAS.
1,0
CARTA ERRANTE, AVÓ ATRAPALHADA, MENINA ANIVERSARIANTE
Era uma avó. Mais ou menos velhinha, mais ou menos gordinha, tinha o cabelo mais ou menos cinzento, e, dia sim, dia não, dores nas costas que despontavam entre a segunda e a terceira costela, produzindo uma preguiça infinita.
Nesses dias, vovó Lia abria mais tarde a janela de seu quarto e nem ligava para os passarinhos da macieira. Só queria saber do sol: se tivesse, ela descia até o jardinzinho de margaridas brancas que havia nos fundos do prédio. Se não, ela voltava para a cama com uma bolsa de água quente e ficava rabiscando cartas. Se ela gostava de escrever? Na verdade: não. Não tinha a menor vocação para a caneta: confundia as letras e frequentemente esquecia palavras, sendo obrigada a fazer frases compridas para dizer pouca coisa.
(...)
Num desses dias meio aborrecidos, em que o sol não aparece, mas a dor das costas sim, vovó Lia lembrou-se do aniversário da neta Luciana e resolveu escrever uma cartinha.
Querida Luciana,
Minha netinha linda!
Meus parabéns pelo seu aniversário. Dez anos é uma data muito importante, você é quase uma mocinha. Fico lembrando o dia em que você nasceu. Eu morava no interior de São Paulo e seu avô e eu ficamos colados no telefone, esperando nos avisarem que sua mãe tinha ido para o