Avaliação de Lingua Portuguesa
O homem faz o clima. E faz mal
A interferência do homem pode acelerar em milhares de anos os processos naturais de mudanças climáticas e trazer graves consequências à vida na Terra. O consumo desenfreado e a explosão demográfica têm sido fatores de forte influência entre as atividades humanas. Em consequência, fenômenos como a elevação da taxa de emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera podem atingir picos incontroláveis em poucas décadas, sem que a vida na Terra consiga se adaptar. Se nada for feito, daqui a um século poderemos viver num ambiente de catástrofe.
Se a temperatura não parar de subir, daqui a cerca de 100 anos poderemos ter grandes mudanças na ocorrência de fenômenos como tormentas e furacões. A elevação do nível dos oceanos, consequência do aquecimento global, pode levar o mar a invadir parte das grandes cidades litorâneas e se misturar com fontes de água potável, como os rios que nele deságuam, salinizando-as. Águas provenientes do derretimento dos picos das montanhas geladas poderão invadir vales e cidades em seu entorno. Espécies mais sensíveis correm o risco de extinção, causando desequilíbrio nos ecossistemas e nas cadeias alimentares. O cenário de catástrofe está desenhado. Resta ao homem fazer alguma coisa para evitar a concretização dessas profecias.
(GIMENEZ, Karen. O homem faz o clima. E faz mal. Superinteressante, São Paulo, set. 2004. Edição especial. As 30 maiores descobertas da ciência, p. 34. Adaptação.)
1. O texto analisa
(A) os efeitos da ação do homem sobre o clima da Terra.
(B) os hábitos de consumo das sociedades.
(C) a ocorrência de fenômenos atmosféricos.
(D) o desequilíbrio nos ecossistemas e nas cadeias alimentares.
(E) A e C estão corretas
2. Segundo o artigo, grandes mudanças climáticas podem ocorrer na Terra devido a
(A) elevação do nível dos oceanos.
(B) extinção de espécies mais sensíveis.
(C) hábitos de consumo exagerados.
(D) tormentas e furacões.
(E) A e C estão corretas
3. A