Avaliação de História Contemporânea
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I
PROFA.: Endrica Geraldo – endrica@gmail.com
Aluna: Taynã Tagliati Souza
1. Discuta as características assumidas pelo nacionalismo na Europa, no período entre 1870 e 1918, a partir do capítulo de Eric Hobsbawm. (Referência: HOBSBAWM, Eric. As transformações do nacionalismo: 1870-1918. In: Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 125-157.)
O nacionalismo a partir de 1870 estava tomando novas proporções. O autor coloca três pontos importantes em relação a isso. O primeiro é que foi abandonado o princípio do ponto crítico, não sendo mais necessário levar em conta fatores econômicos e territoriais para se ter o direito à autodeterminação. Em vez disso, qualquer grupo que se considerasse uma nação teria direito a, em última instância, um Estado independente. Segundo, a língua e a etnia se tornaram fatores importantes, senão centrais, na identificação de uma nação. Terceiro, a crescente importância do direito a nação e bandeira.
Com essa dimensão de significação do sentimento nacionalista crescendo cada vez mais, cresceram também os movimentos nacionalistas, tanto na Europa quanto no oriente, sobretudo em colônias, nas quais muitas vezes a luta nacionalista se mesclava com a luta antiimperialista. O nacionalismo étnico recebeu das teorias raciais do século XIX um reforço e ao mesmo tempo, uma justificativa.
Sobre a questão da linguagem Hobsbawn afirma que, o ponto principal não são as questões culturais ou de facilidade da comunicação, e sim o poder, no sentido do status que as novas alterações linguísticas viriam trazer. Houve uma certa manipulação da língua quando se instituiu qual era oficial e não oficial, bem como, em muitos casos e ao mesmo tempo, a construção de um outro idioma dentro daquela “nova nação”. As línguas vernáculas