Avaliação das condições de nutrição por parte do profissional enfermeiro
A avaliação do estado de nutrição é uma ferramenta importante que o enfermeiro possui para prestar cuidado adequado ao paciente. A identificação de pacientes de risco ou que já se encontram em estado de desnutrição é fundamental, assim como é fundamental o atendimento e o monitoramento para recuperar ou prevenir a perda de peso e as complicações que a mesma acarreta, muitas vezes esta avaliação é realizada em pacientes que já se encontram em estado grave de desnutrição, já acometidos pela falta de nutrientes ou com dificuldade na ingestão e aceitação dos mesmos, estes problemas poderiam ser evitados com a correta conduta por parte do enfermeiro. A avaliação do estado nutricional e de hidratação do paciente que pode ser realizada com ferramentas de baixo custo, sendo as principais o conhecimento e interesse do profissional enfermeiro.
O estado nutricional do paciente hospitalizado está associado com sua evolução clinica, a capacidade de reagirmos ao processo patológico depende em grande parte do estado nutricional em que nos encontramos. Estudos mostram que pacientes desnutridos apresentam maiores índices de morbidade e mortalidade, maiores complicações como pneumonia, sepse e úlceras de decúbito, complicações pós-operatórias, retardo na cicatrização de feridas, aumento da permanência hospitalar, maior dependência de cuidados de enfermagem, tratamento intensivo, aumento dos custos hospitalares e redução da qualidade de vida (CABRAL et al, 1998; FERGUSON et al, 2000; CORREIA et al, 2003; COELHO et al, 2004).
O estudo da desnutrição, no âmbito hospitalar, vem recebendo destaque nos últimos 25 anos. Evidências mostram que a desnutrição energética protéica, principalmente quando relacionada à doença e internação do paciente, leva ao aumento da morbimortalidade (STRATTON; ALVARENGA, 2002). Entre os impactos desfavoráveis estão o comprometimento do estado geral do paciente,