Avaliação da tipologia dos resíduos de construção civil entregues nas usinas de beneficiamento de Belo Horizonte
objetivo: analisar e expor a geração de resíduos da construção civil, mostrando as suas principais características, tais como sua tipologia, origem, predominância em sua composição, dados a respeito das obras que o geraram. o Gerenciamento de resíduos e às atividades desenvolvidas nas usinas de reciclagem como forma de introduzir ações correlativas e de melhoria no sistema de gestão de RCC implantando na capital o que reflete em ganhos significativos para o sistema de gestão da construção civil na ciddade de Belo Horizonte (MG).
problema: dificuldade de empregar agregados reciclados devido sua variabilidade, propriedade intríseca, que reduz a gama de utilização destes insumos nas atividades inerentes à contrução civil. Por isso é importante o estudo para resolver este problema.
metodologia: Pesquisa exploratória (pesquisa de campo)
citações:somente indiretas
conclusão: Embora Belo Horizonte seja referência no controle de resíduos de construção civil, é necessário que algumas medidas de controle e análise dos resíduos e dos agregados reciclados sejam estabelecidas.
A proposta de controle de estocagem e homogeneização como maneira de promover a melhoria das propriedades físicas dos agregados reciclados, somadas à sua devida caracterização traz como benefício a possibilidade de se agregar valor a estes insumos, essas medidas promovem uma melhor aceitação deste material no mercado por tratar-se de produtos devidamente controlados, além de possibilitar ganhos financeiros promovidos pela redução de custos em obras que utilizem os agregados reciclados.
citação direta
1- "Sabendo-se que as usinas recebem volumes acima de 2 m3, conclui-se que seja necessário um controle mais efetivo junto aos pequenos geradores, uma vez que quando observado o total de obras de pequeno porte, observa-se a produção de grandes volumes de resíduos que