Avaliação da quantidade de manguezais presentes na ilha de são luís - ma
Departamento de Oceanografia e Limnologia
Curso de Oceanografia
Disciplina: Geoprocessamento
Prof.:
AVALIAÇÃO DA QUANTIDADE DE MANGUEZAIS PRESENTES NA ILHA DE SÃO LUÍS - MA
Aluno:
São Luís
20XX
1. Introdução
Os manguezais constituem um dos mais importantes ecossistemas costeiros das regiões tropicais e subtropicais, apresentando uma vegetação característica – os mangues – que se desenvolvem em solos lamacentos e sujeitos a influência das marés. São áreas potencialmente produtivas, desempenhando um papel de grande importância na pesca e aqüicultura em muitos países.
É crescente na sociedade a preocupação com a conservação dos recursos naturais. Esta preocupação pode ser observada nos esforços que a comunidade científica e civil vem envidando na realização de trabalhos que permitam um melhor conhecimento das diferentes realidades físicas existentes nas regiões do Brasil.
Tais estudos encontram apoio em diversas metodologias que visam à compreensão da realidade do terreno através da divisão de porções menores e homogêneas, representadas pelas unidades de paisagem (UP). Escada e Diógenes (2001) definem as unidades de paisagem são a parte perceptível num sistema de relações subjacentes que expressam distintos processos nos quais intervieram componentes naturais e atores sociais.
Neste contexto, os sistemas de informações geográficas (SIG) constituem uma ferramenta para a realização de projetos que necessitam de processamentos rápidos e eficientes, de grandes bases de dados, como é o caso do desenvolvimento de planos de ordenamento territorial. “A classificação das unidades de paisagens baseia-se em critérios que procuram identificar subáreas homogêneas em termos de sensibilidade a estressores potenciais e a partir de parâmetros ambientais dominantes na determinação aos padrões estruturais” (Maranhão–Geoagro, 2003).
O presente trabalho apresentará um estudo das unidades de paisagem da Ilha do
Maranhão,