Avaliação Correspondentes Bancários - Interior de Goiás
Índice 1
1.Introdução 2
2.Objetivos e Métodos 2
3.Alto Paraíso de Goiás 3
3.1 Histórico 3
3.2 Dados gerais 4
3.3 Atividade Econômica 4
3.4 Bancarização Alto Paraíso 4
3.4.1 Bancarização em São Jorge, distrito de Alto Paraíso 5
4.Colinas do Sul 5
4.1 Histórico 5
4.2 Dados gerais 5
4.3 Atividade Econômica 6
4.4 Bancarização Colinas do Sul 6
5.Pirenópolis 7
5.1 Histórico 7
5.2 Dados Gerais 7
5.3 Atividade Econômica 8
6.Análise Comparativa 9
6.1 Correspondentes Bancários 9
Interesses públicos, privados na instalação de correspondentes bancários 13 13
Bibliografia: 14
1. Introdução
O presente documento almeja expor as impressões e conclusões da pesquisa de campo, sobre os correspondentes bancários, realizada em três municípios do interior de Goiás: Alto Paraíso, Colinas do Sul e Pirenópolis. Tal pesquisa foi possibilitada pelo Projeto Conexão Local da FGV-SP e foi efetuada em julho de 2010 pelos pesquisadores: Matheus Lopes Braz, estudante de Administração de Empresas, Rafael Camargo Knirsch, estudante de Administração Pública e Natalia Noschese Fingermann, doutoranda em Administração Pública e Governo e orientadora da pesquisa.
As divergências econômicas, políticas, sociais, geográficas e populacionais de cada município amplia o escopo da pesquisa de campo e possibilita entender a relevância dos correspondentes bancários, verificando-se seus objetivos e limitações em cada um dos casos. Durante a pesquisa de campo preocupou-se em relevar as semelhanças e diferenças nas opiniões dadas pelos entrevistados, como uma forma de dialética, a fim de se chegar mais próximo dos fatos. Também se traçou um paralelo entre a chegada e a ampliação dos serviços bancários e microfinanceiros oferecidos na região com o desenvolvimento do turismo e do comércio por microempreendedores locais.
De forma geral, a expansão no acesso aos serviços bancários mostrou-se benéfica socioeconomicamente para todos os municípios estudados.