Avaliaçao Educacional
Avaliação na prática escolar;
Características da avaliação escolar;
Tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa;
Instrumentos de verificação do rendimento escolar.
1. Avaliação na prática escolar
Publicado em: 30/11/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 906 |
As atitudes de somente aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos não levam em consideração os objetivos, os métodos e procedimentos do professor em relação a individualidade de cada aluno nos aspectos sociais, econômicos e culturais. Nesse caso, o professor avalia os alunos pelo seu mérito individual, pela sua capacidade de se ajustarem aos seus objetivos, independente dos fatores externos e internos que interferem no rendimento escolar.
Segundo Luckesi, (1995):
A avaliação deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que se possa avançar no seu processo de aprendizagem.
A avaliação deve servir para o professor como um instrumento que irá identificar o estágio de compreensão e assimilação do saber e as dificuldades encontradas pelo aluno e não como classificação do mesmo.
Outro meio é fazer da avaliação como forma de recompensa aos alunos “comportados” e punição para os “indisciplinados”. Ela é vista como “armas” para uns e “prêmios” para outros. Muitas vezes, a questão da avaliação vai além: a partir de uma nota baixa, o aluno passa a ser considerado incapaz de aprender sendo discriminado, marginalizado pelo professor e pelos os colegas, são isolados no canto da sala de aula e conseqüentemente abandonam a escola.
Deveríamos ter clareza que a avaliação deve ser entendida como uma tarefa didática que subsidia o trabalho do educador no processo ensino e aprendizagem. Através dos resultados obtidos, em conjunto professor e aluno, poderão comparar os objetivos propostos com a finalidade de analisar seus avanços e