Avaliativas
Resposta: A psicologia surgiu como uma disciplina específica na Alemanha na segunda metade do século XIX. Atribui-se geralmente a Wundt o título de fundador da psicologia como ciência experimental.Em 1879 ele criou um laboratório¹ de psicologia em Leipzing.Wundt é entre os “fundadores” da psicologia o autor que mais sofreu distorção de suas idéias na literatura psicológica.
Wundt é antes de tudo um filósofo, que formulou um sistema de filosofia, uma teoria do conhecimento, uma ética e uma metafísica. Sem uma adequada compreensão de seus escritos filosóficos, os problemas relativos à interpretação de sua psicologia não poderão ser satisfatoriamente resolvidos.O objetivo de Wundt, elaborado entre 1880 até 1900, era a criação de uma metafísica ou filosofia científica. Aqui, Wundt elaborou três obras que compõem sua metafísica científica: uma de Lógica (conjunto de estudos que visam determinar quais são os processos intelectuais ou as categorias racionais para a apreensão do conhecimento); uma Ética (conjunto de estudos dos juízos de apreciação da conduta humana); e uma de Sistemas Filosóficos (conjunto de estudos das principais concepções filosóficas para Wundt).Wundt afirmava que não era possível estudar os processos mentais mais profundos de maneira experimental.Para Wundt a psicologia era uma ciência intermediária entre as ciências da natureza e as ciências da cultura.
O objeto da psicologia é, para Wundt, a experiência imediata dos sujeitos, embora ele não estivesse interessado, primordialmente, nas diferenças individuais entre esses sujeitos. Experiência imediata é a experiência tal como o sujeito a vive antes de se por a pensar sobre ela, antes de