avaliativa ll gestão de produção
1). Conforme estudamos em aula, o conceito de logística evoluiu significativamente ao longo do tempo. Explique a diferença entre a visão da logística em termos da simples administração de materiais e o conceito mais moderno da gestão da cadeia de suprimentos.
R. Gestão de cadeia de Suprimento envolve um escopo muito maior do que a Logística. Tradicionalmente, a Logística trata da movimentação e armazenagem de produtos. Isto é somente um pedaço do que engloba a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Podemos separar as atividades da GCS em quatro categorias: Planejamento, Compras, Produção e Entrega. Isso não quer dizer que a GCS substitui outros setores da empresa, e sim que se integra com estas áreas para obter mais eficiência nas operações da organização.
EXERCÍCIO 2
A Gestão de Estoques é uma das atividades-chave da logística. Sobre esse tema, responda as duas questões a seguir:
a)Quais são as principais sub-atividades da Gestão de Estoque?
Políticas de estocagem de matérias-pri mas e produtos acabados.
Previsão de vendas a curto prazo.
Combinação de produtos no estoque. Nº, tamanho e local.
Estratégias de JIT, de empurrar e de puxar.
b) Por que a gestão de estoques é tão importante para os resultados financeiros da empresa?
O estoque é um conjunto de bens armazenados. A manutenção do estoque, seja em pequenas ou grandes quantidades, é uma garantia para que sejam atingidas as metas e objetivos de qualquer organização. Tal necessidade dá-se em função da estratégia da organização em relação aos clientes e fornecedores. A decisão dos volumes a serem estocados é determinante para definir quais custos a organização incorrerá ao longo de sua operação e, os custos dos processos é que serão importantes na determinação dos volumes a serem estocados. Assim, a manutenção de estoques de materiais e insumos são encarados como necessários à sua operação e impactam de sobremaneira, o atendimento do cliente.
EXERCÍCIO 3
Faça a leitura do texto “Leitura