Avaliacao do consumo de medicamentos no psf
O diabetes mellitus e a hipertensão arterial são doenças crônico-degenerativas que representam, atualmente, grandes desafios para a saúde mundial. Ambas são fatores de risco independentes e sinérgicos para as doenças cardiovasculares, que são as causas mais comuns de morbidade e mortalidade em todo o mundo. No Programa de Saúde da Família (PSF), a assistência farmacêutica visa garantir o acesso de medicamentos à população adscrita, sendo necessário conhecer o perfil do consumo de medicamentos em cada área de abrangência, a fim de se planejar a compra e distribuição de medicamentos, evitar perdas e buscar melhores estratégias de acesso. Além disso, é preciso fazer intervenções no sentido de diminuir o uso indiscriminado de medicamentos, treinando os profissionais da equipe básica de saúde e orientando a população sobre o uso correto de medicamentos, armazenamento adequado, noções de higiene, hábitos alimentares saudáveis e práticas de atividades físicas.
Realizar um levantamento dos princípios ativos e posologia utilizadas por pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Obter dados de consumo e de prevalência, que auxiliem na programação de aquisição e distribuição de medicamentos.
Trata-se de um levantamento realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, através de pesquisa nas fichas de Hipertensão e diabetes e visitas domiciliares, coletando dados dos pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus (HIPERDIA), acompanhados pelo Programa de Saúde da Família de São Sebastião. Os dados coletados foram: fármacos utilizados e posologia utilizada por estes pacientes, no momento da pesquisa. Após a coleta das informações, foi criado um banco de dados utilizando o programa Microsoft Access, a fim de armazenar as informações e processar os dados obtidos.
A prevalência de hipertensão arterial