AVALIA O DO CICLO DE VIDA
Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta técnica usada para analisar os impactos ambientais e socioeconômicos de um produto, processo ou atividade durante todo o seu ciclo de vida, por meio da quantificação do uso de recursos naturais (“entradas”, tais como a energia, matérias-primas e água) e as emissões ambientais (“saídas” para o ar, água e solo). Como exemplo básico, a Figura 1 ilustra o ciclo de vida do produto “detergente de roupas”: das matérias-primas à disposição final dos resíduos.
Para um determinado produto a ACV leva em conta o fornecimento de matérias-primas necessárias para sua fabricação, as fases intermediárias do seu processo produtivo e, finalmente, o próprio produto.
A ACV inclui também a embalagem e transporte das matérias-primas, os produtos intermédios gerados antes do produto final, a embalagem e transporte envolvidos até seu ponto de venda, a utilização do produto e o destino final do produto após a sua utilização (pós-uso).
Com a devida compreensão do impacto ambiental e socioeconômico, real ou potencial, relacionado com o produto e seu processo ou atividade, uma importante questão pode ser formulada pelas micro e pequenas empresas brasileiras (MPEs): Qual o impacto ambiental e socioeconômico do meu produto, comparado aos produtos dos meus concorrentes que já estão no mercado.
E é mais do que uma ferramenta ou metodologia, é um sistema de criação, gerenciamento, estruturação e divulgação de produtos, embalagens e processos relacionados com outras informações gerenciais. Incorpora os aspectos ambientais, econômicos e sociais dos produtos aplicados ao longo de todo o seu ciclo de vida.
A empresa que adota a ACV volta-se para “além das suas fronteiras” e está sempre disposta a ampliar a sua colaboração e comunicação com todos os participantes da sua cadeia de valor.
A ACV não considera a exposição ao risco, mas a quantidade e o real impacto das emissões ambientais. E o mais importante: quando, onde e