Ava Nutricao
O estado nutricional do paciente hospitalizado influi em sua evolução clinica e a má nutrição protéico-calórica contribui para o aumento da morbidade-mortalidade. O objetivo deste estudo foi demonstrar que a avaliação nutricional e a triagem do risco nutricional deste paciente contribuem para o diagnóstico do seu estado nutricional e o prognóstico da recuperação da doença.
Segundo SHIBAO, a nutrição pode contribuir muito para a melhoria do estado nutricional de pacientes hospitalizados, fazendo com que eles respondam melhor a terapia medicamentosa; isto faz com que o paciente receba alta rapidamente.
O presente estudo foi realizado com a avaliação de um paciente internado. Primeiramente foi realizada avaliação física onde se verificou através de sinais clínicos deficiência nutricional de ferro e proteínas, conversando com ele sobre sua alimentação e continuando a avaliação verificou-se que paciente perdeu peso por não se alimentar adequadamente, relatou hábito alimentar de baixa ingestão de alimentos. Concluindo, portanto que ele precisava passar por uma triagem de risco nutricional para verificar se ele encontrava-se em risco de desnutrição ou desnutrido. Foi utilizado o formulário de Triagem de Risco Nutricional NRS 2002 (Nutritional Screening Risk), instrumento de avaliação nutricional melhor indicado para este paciente. Metodologia criada por Kondrup et al. (2003) que pode ser aplicada para qualquer paciente hospitalizado independente da idade e doença apresentada. (FONTOURA et cols, 2006).
Conforme esta tabela o paciente foi considerado estar em risco nutricional e a terapia nutricional indicada.
Foi tratado com alimentação adequada e medicado, melhorou seu estado de saúde e recebeu alta com orientações em relação a sua alimentação em casa. A orientação dessa alimentação em casa foi baseada no guia alimentar da pirâmide brasileira, que é um guia que se baseia nos tipos de alimentos e quantidades.
Através deste trabalho verificou-se a