AVA Nocoes de Atividades Atuariais
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
NOME
Patrícia Afonso Campos
RA
3830705043
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Sidemar Ronaldo Beloto.
Anhanguera Educacional
2015
Evolução dos seguros no Brasil
Em 1808, com a vinda da família Real para o Brasil, a criação do Banco do Brasil e a abertura dos portos foram criadas a Boa Fé, a primeira companhia de seguros nacional, ainda regulada pelas normas da Casa de Seguros de Lisboa. Promulgado em 1850, o Código Comercial, definia os direitos e os deveres entre as partes contratantes, limitado ao seguro marítimo. Somente com a promulgação do código civil em 1916 é que os seguros terrestres passaram a ter regulamentação específica.
A primeira companhia de seguros a segurar pessoas foi a Companhia de Seguros Trindade, autorizada a funcionar em 1855.
Em 1932 e 1933 foi criado o primeiro sindicado dos corretores de seguros e das seguradoras respectivamente.
Em 1939, foi criado o Instituto de Resseguros do Brasil. O governo instituiu o Sistema Nacional de seguros Privados, em 1966, criando o Conselho Nacional de Seguros Privados e a Superintendência de Seguros Privados (Susep).A Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), foi fundada no Rio de Janeiro em 1951 e em 1971 foi criada a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg).
A Federação Nacional dos Corretores de Seguros foi criada, em 1975, no Rio de Janeiro.
Segundo Althearn, seguro é entendido como “um plano ou dispositivo social que combina os riscos de indivíduos de um grupo, utilizando fundos contribuídos pelos membros desse