Programa de Sa de e Socorros Urgentes
ANTONIO CARLOS PAIVA
EDUCAÇÃO FÍSICA
PORTFÓLIO
“PROGRAMAS DE SAÚDE E SOCORROS URGENTES”
Trabalho apresentado ao professor, Silas Chinarelli Teixeira, tutor da disciplina Programa de Saúde e Socorros Urgentes , da turma de Educação Física (licenciatura), do Centro Universitário Claretiano.
FUNDÃO – ES
Setembro de 2014
Sistema Único de Saúde - SUS
Sabemos que a saúde é um direito fundamental do cidadão, ficando o Estado com o dever de oferecer a este cidadão as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
Desta maneira cabe ao SUS - Sistema único de Saúde a tarefa de identificar e divulgar os fatores condicionantes e determinantes da saúde; formular políticas de saúde destinadas a promover, nos campo econômico e social, a redução dos fatores de riscos de doenças; e executar ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, integrando desta maneira as ações assistenciais e preventivas, para garantir as pessoas assistência integral à saúde.
Mas sabemos também que a verdade da saúde brasileira não condiz, integralmente, com o que está na lei.
Temos por todo país hospitais sucateados, longas filas onde pacientes esperam horas para serem atendidos. Insatisfação dos médicos que trabalham no Sistema Único de Saúde em que a sua remuneração na área pública é metade do que recebem os profissionais da área privada. Números insuficientes de profissionais, capacitados, para atender aos inúmeros casos de atendimento de urgência e emergência, falta de leitos nos hospitais, onde é comum encontrarmos pessoas amontoadas nos corredores a espera de atendimento e, em muitas das vezes, o descaso que estes pacientes são tratados por funcionários dos hospitais.
Um meio que o cidadão tem para se livrar desse caos que é a saúde pública é recorrer aos planos de saúde privados, em que acaba comprometendo boa parte da renda familiar, o que torna um desafio maior para manter as contas em dia, levando em consideração que a medida que