AVA- CIDADANIA
De inicio darei como exemplo uma situação antes mesmo de revelar o tema desta cartilha:
Imaginem um pai de família vendo seu filho passar fome, então resolve roubar o supermercado do bairro onde mora. Em sua opinião ele agiu certo ou errado cometendo este delito? Muitos dirão q certo, pois ao ver o filho com fome não suportou a cena de miséria, e não teve outra saída se não roubar, outros dirão que agiu errado afinal roubar é uma ação feia.
O exemplo acima pode nos mostrar um pouco da complexidade que é viver em sociedade. A luta por um mundo melhor, com mais igualdade e justiça tem sido a maior busca do homem.
Atualmente, os governos, as organizações não governamentais e os cidadãos do mundo lutam pela Justiça, isto é, o respeito à igualdade de direito de cada um, que independe do que está escrito nos códigos jurídicos.
Por isso, na Filosofia, a ética é o ramo de estudos que cuida particularmente de investigar os princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano. Ela reflete especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
Podemos observar que as ações humanas, em face de sentimentos, estímulos sociais ou de necessidades íntimas, requerem, para a boa convivência na vida social, bons costumes, boa conduta, segundo os preceitos socialmente estabelecidos pela sociedade. Uma pessoa, mesmo com as mais contundentes e sensíveis justificativas, em situação de privação material ou de fome, comete um crime ao roubar para alimentar-se. Roubar é um ato que fere a moral e os bons costumes.
Entre as diferentes ambiências humanas, a escola tem sido, historicamente, a