ava 6 preconceito linguistico
Marcos Bagno constata que há três problemas básicos que vêm impedindo o acesso das variedades prestigiadas da língua por um número maior de pessoas no Brasil. Eles estão corretamente expressos na alternativa:
Escolher uma resposta. a. O analfabetismo funcional; o uso de televisão e computador em excesso; a falta de infraestrutura das escolas. b. A grande quantidade de alunos em sala de aula; o desinteresse pelo letramento; a falta de bibliotecas nas escolas. c. O desinteresse dos alunos; o despreparo dos professores; as dificuldades inerentes à língua portuguesa. d. O analfabetismo; o não desenvolvimento do letramento continuado; a adoção de um modelo irreal de língua nas escolas. Correto e. O baixo letramento dos jovens; a pobreza; a falta de respeito às diferentes variedades linguísticas nas escolas.
Resposta correta: O analfabetismo; o não desenvolvimento do letramento continuado; a adoção de um modelo irreal de língua nas escolas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa resposta é correta, afinal esses três elementos são os principais a levar a um afastamento dos cidadãos de seus direitos linguísticos.
Question 2
O gramático Rocha Lima afirma, em sua Gramática Normativa da Língua Portuguesa (apud BAGNO, M. Preconceito Linguístico. São Paulo: Edições Loyola, 2009, p. 135):
“Em extensas faixas do Brasil, e especialmente no Rio de Janeiro, a consoante /l/, quando em final de sílaba, apresenta uma pronúncia ‘relaxada’, que a aproxima da semivogal /w/. Este fato faz com que desapareçam oposições como as de mal e mau, alto e auto, servil e serviu – oposições que a língua culta procura cuidadosamente observar”.
Podemos concluir, a partir dessa leitura, que:
Escolher uma resposta. a. Os brasileiros, e em especial os cariocas, são relaxados. b. É necessário padronizar o modo de falar em todos os estados brasileiros. c. Precisamos cuidar não só da escrita, mas também da pronúncia. d. A norma culta dos