AV1
Pontos: 0,5 / 0,5
Assinale a única opção que apresenta o tipo de linguagem informal:
Meus eleitores, se eleito, construirei mais escolas, postos de saúde e delegacias de polícia. Aumentarei, imediatamente, o salário dos professores e dos médicos, porque eles são extremamente importantes para o povo.
Meus companheiros, nunca, na história deste país, se viu tanta desgraça, tantos crimes e tanta corrupção, nem, em Roma, a história foi tão degradante.
Os olhos da Carminha são brilhantes, que iluminam a vida de Osório, seu namorado. Ele desfila vaidosamente ao lado dela, pelas ruas floridas de Campos de Jordão.
Meu irmão, sexta-feira, não tem outra, vou meter o pé na jaca, o samba vai rolar até o amanhecer, ninguém me segura, só volto se Deus quiser.
"Tudo são flores", diziam os meus avós, quando a conversa esquentava nas mesas de domingo, durante o almoço de família. Nem sempre o resultado dessas conversas cheirava a flor.
2a Questão (Ref.: 201407197935)
2a sem.: Variação lingüística, texto e hipertexto
Pontos: 0,5 / 0,5
Leia o texto a seguir. (...) Mestre em linguística pela USP e coautor do material didático de português do sistema Anglo de ensino, Eduardo Antonio Lopes afirma que o uso mecânico de termos inadequados ou fora de contexto não é mazela exclusiva de quem não teve boa formação cultural e linguística. - Se um advogado bem formado usar a expressão "data vênia", em uma conversa fora dos tribunais, vai soar pedante e inadequado. A impressão do ouvinte é que ele não tem domínio sobre os recursos de linguagem, mesmo que banque o erudito. É uma falta de controle no uso da linguagem - exemplifica. (Extraído de O vício que dói no ouvido, Leonardo Fuhrmann. Disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11749) Deve-se sempre adaptar a linguagem para os diferentes contextos comunicativos. A situação apresentada no texto ilustra um caso de: