Av 1 - seminário i
Questão 1: Como é possível promover a unidade e a relação entre diferentes grupos, culturas e sujeitos, sem que essa relação e essa unidade anulem as diferenças, mas, pelo contrário, potencializem o desenvolvimento de cada um deles? (Fleuri, 2003)
Alternativas
1 - Um olhar curricular diverso, pedagógico, prático da ação docente e de todos os agentes envolvidos no processo educativo, menos a família, pois essa não deve ter relação coma escola.
2 - Um novo olhar curricular, pedagógico, prático da ação docente, pois o professor é o único responsável pela formação para a diversidade.
3 - Um olhar curricular que valorize somente as diferenças, uma mudança na prática pedagógica e na ação docente, além de todos os agentes educacionais envolvidos.
4 - Um novo olhar curricular, pedagógico, prático da ação docente e de todos os agentes envolvidos no processo educativo.
5 -Um olhar curricular monocultural, uma prática pedagógica centrada em uma metodologia não reflexiva e uma relação escola – família descentralizada.
Questão 2: Pensar nas relações culturais existentes em nossa sociedade muitas vezes nos deixam perplexos visto que nos deparamos com um emaranhado de fenômeno que nos colocam em xeque: como é possível é possível existir uma enormidade de padrões culturais em uma mesma sociedade? Como sujeitos de grupos distintos podem viver em sociedade, de forma coletiva? E se pensarmos em uma sala de aula: quantos alunos, quantas histórias de vida, quantas experiências... Nesse momento realmente a única certeza que existe é que somos diferentes culturalmente. E saber dessa diferença muitas vezes assusta ou nos faz procurar saber mais sobre ela. (BATTINI, 2009, p.02). Baseado nesse texto assinale a alternativa que corresponde ao papel do professor e da escola nesse contexto:
Alternativas
1 - O professor deve reproduzir os conteúdos presentes no livro didático, sem questionar a realidade do aluno.
2 - O professor deve realizar sua prática