Auxiliar de Saúde - CRI
Existem inúmeros códigos de deontologia, sendo esta codificação da responsabilidade de associações ou ordens profissionais. Regra geral, os códigos deontológicos têm por base as grandes declarações universais e esforçam-se por traduzir o sentimento ético expresso nestas, adaptando-o, no entanto, às particularidades de cada país e de cada grupo profissional. Para além disso, estes códigos propõem sanções, segundo princípios e procedimentos explícitos, para os infratores do mesmo.
Assim como para viver em sociedade importa necessariamente observar e cumprir determinadas normas de conduta individual, exercer uma profissão implica duplamente obediência as normas, pois o profissional, além do dever de observância as regras gerais aplicadas a todos os cidadãos, deve atuar conforme as orientações normativas específicas inerentes ao exercício da atividade profissional.
As implicações da diminuição do bem-estar emocional estão relacionadas com problemas de saúde mental, como stress, depressão e ansiedade. Estes, por sua vez, podem contribuir para problemas de saúde física, tais como distúrbios digestivos, distúrbios do sono, e falta de energia. No lado positivo, maior bem-estar emocional contribui para espirais ascendentes no aumento da capacidade de enfrentamento, de auto-estima, aumenta o desempenho e a produtividade no trabalho, e até mesmo a longevidade.
Apresento em baixo algumas dicas que o técnico auxiliar de saúde pode usar para ajudar o doente a manter não só o bem-estar emocional como também o bem-estar fisico: • Amar-se a si próprio e ter auto-estima;
• Ter uma alimentação adequada;
• Harmonizar a sua casa;
• Utilizar os seus talentos;