auxiliar de enfermagem
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
TCC- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
“Drogadição: um grande desafio a ser vencido”
São Paulo
2013
“Drogadição um grande desafio a ser vencido”
São Paulo
2013
Sumário
1.0 Introdução
2.0 Objetivo
3.0 Justificativa
4.0 Metodologia
5.0 Desenvolvimento
6.0 Conclusão
Referencias
Anexo
1.0 Introdução
Atualmente nos deparamos com um grande problema de saúde pública no mundo, estamos nos referindo a drogadição. Realidade vivenciada no nosso país (Brasil), que vem sendo divulgado e discutido incansavelmente, haja vista sua grande importância e consequências clinicas e sociais para o ser humano. Drogas é uma palavra que vem do holandês antigo droog que significa folha seca, pois antigamente muitos medicamentos eram preparados utilizando folhas secas de plantas diversas. Hoje na linguagem medica drogas significa “qualquer substancia capaz de produzir alterações no organismo, de maneira a modificar a atividade dos órgãos ou o comportamento do individuo”.
( PAULINO, 1996). Segundo Paulino,1996, existem três formas de dependência: psicológica, química e física. A dependência psicológica baseia-se no desejo de continuar utilizando uma droga para induzir o prazer ou aliviar a tensão e evitar o desconforto.
( PAULINO, 1996).
Na dependência física e química o corpo adapta-se à droga quando ela é usada continuamente, acarretando tolerância e sintomas de abstinência quando o seu uso é interrompido. (PAULINO, 1996).
O termo droga na linguagem popular é sinônimo de coisa chata, ruim, de baixa qualidade. (PAULINO, 1996).
Depois que as drogas entram no corpo elas precisam ultrapassar sucessivamente algumas barreiras corporais para finalmente chegar ao local