Aux. Administrativo
Uma classe é um gabarito para a definição de objetos. Através da definição de uma classe, descreve-se que propriedades -- ou atributos -- o objeto terá.
Além da especificação de atributos, a definição de uma classe descreve também qual o comportamento de objetos da classe, ou seja, que funcionalidades podem ser aplicadas a objetos da classe. Essas funcionalidades são descritas através de métodos. Um método nada mais é que o equivalente a um procedimento ou função, com a restrição que ele manipula apenas suas variáveis locais e os atributos que foram definidos para a classe.
Em UML (Unified Modeling Language), a representação para uma classe no diagrama de classes é: classe A especificação de uma classe é composta por três regiões:
Nome da classe
Um identificador para a classe, que permite referenciá-la posteriormente -- por exemplo, no momento da criação de um objeto.
Atributos
O conjunto de propriedades da classe. Para cada propriedade, especifica-se: nome: um identificador para o atributo. tipo: o tipo do atributo (inteiro, real, caráter, etc.) valor_default: opcionalmente, pode-se especificar um valor inicial para o atributo. visibilidade: opcionalmente, pode-se especificar o quão acessível é um atributo de um objeto a partir de outros objetos. Valores possíveis são:
- (privativo), nenhuma visibilidade externa;
+ (público), visibilidade externa total; e
# (protegido), visibilidade externa limitada.
Métodos
O conjunto de funcionalidades da classe. Para cada método, especifica-se sua assinatura, composta por: nome: um identificador para o método. tipo: quando o método tem um valor de retorno, o tipo desse valor. lista de argumentos: quando o método recebe parâmetros para sua execução, o tipo e um identificador para cada parâmetro. visibilidade: como para atributos, define o quão visível é um método a partir de objetos de outros classes.
As técnicas de programação orientada a objetos recomendam que a estrutura de um objeto e a