Autores Do S Culo XX E XXI
XXI
VIDA DOS AUTORES
Introdução
Esse trabalho tem como finalidade apresentar a vida dos autores do século XX e XXI; e apresentar algumas das suas obras.
João Guimarães Rosa
Guimarães Rosa (1908-1967) nasceu em Cordisburgo, pequena cidade do interior de Minas
Gerais. Filho de comerciante da região, fez seus estudos primários, seguindo em 1918, para
Belo Horizonte, para casa de seus avós, onde estudou no Colégio Arnaldo. Cursou Medicina na
Universidade de Minas Gerais, formando-se em 1930. Datam dessa fase seus primeiros contos, publicados na revista O Cruzeiro.
Guimarães Rosa é promovido a embaixador, em 1958, mas prefere não sair do Brasil, permanece no Rio de janeiro. Em 1963 é eleito para a Academia Brasileira de Letras, somente tomou posse em 1967. Três dias depois de tomar posse, tem um infarto.
João Guimarães Rosa morreu no Rio de Janeiro, no dia 19 de novembro de 1967.
Obra
É possível perceber uma linguagem carregada de regionalismos, uma linguagem do povo. O texto de Rosa é muito influenciado pela linguagem popular, ele chegava a inventar palavras. A linguagem, para o autor, deveria estar muito relacionada à temática, para permitir que uma deixasse a outra melhor.
Distância sentimental
Mesmo ao sonhar contigo, só consigo que me ames noutro sonho dentro do meu sonho primitivo...
De João Guimarães Rosa
Lima Barreto
Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 1881 na cidade do Rio de Janeiro. Enfrentou o preconceito por ser mestiço durante a vida. Ficou órfão aos sete anos de idade de mãe e, algum tempo depois, seu pai foi trabalhar como almoxarife em um asilo de loucos chamado Colônia de
Alienados da Ilha do Governador.
Lima Barreto em seus livros denunciou a desigualdade social, como em Clara dos Anjos; o racismo sofrido pelos negros e mestiços e também as decisões políticas quanto à Primeira República. Além disso, revelou seus sentimentos quanto ao que sofreu durante suas internações no Hospício