Combust fósseis.
A Administração de Informação de Energia (EIA) estima que em 2007 as fontes primárias de energia se consistiam em petróleo(36,0%), carvão mineral(27,4%), gás natural(23,0%), acumulando um total de 86,4% como principais fontes de energia primária no mundo.1 Outras fontes de energia, em 2006, incluiu a energia hidrelétrica(6,3%) eenergia nuclear(8,5%).2 O consumo de energia mundial foi e está crescendo 2,3% ao ano.
Os combustíveis fósseis são recursos não-renováveis, pois levam milhões de anos para se formarem, e as reservas desses combustíveis estão a esgotar-se, já que o consumo está a ser maior que a produção. Tanto a produção quando a utilização de combustíveis fósseis levantam preocupações ambientais.
A queima de combustíveis fósseis produz cerca de 21,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono anualmente, e metade dessa produção atinge a atmosfera, já que os processos naturais só conseguem absorver metade dessa quantidade. O dióxido de carbono é um dos gases que aumenta a força radiativa e agrava e acelera o aquecimento global.
O petróleo e o gás natural são formados pela decomposição de organismos. A teoria biogênica do petróleo sugere que o petróleo extraído da crosta terrestre teria origem comum ao carvão mineral, já que o mesmo também é encontrado soterrado, tendo sido gerados em função do efeito de fossilização de animais e plantas, provocado pela ação de pressão e temperatura muito altas geradas há milhões de anos no processo de soterramento de material orgânico que por algum motivo não entrou na cadeia alimentarantes ou quando foi enterrado.
Os combustíveis fósseis são possivelmente formados pela decomposição de matéria orgânica, através de um processo