Autores da psicologia
Professora: Carla Ferreira
Alexandre Monteiro Costa Pinheiro, nº 29070, Cozinha e Pastelaria
Wilhelm Maximilian Wundt, alemão nasceu em 1832, estudou medicina, filosofia e psicologia. De 1875-1917 atuou como professor de filosofia e psicologia; por suas inúmeras contribuições acadêmicas e a criação do primeiro laboratório experimental de Psicologia foi considerado o fundador da Psicologia, realizando a descrição e demarca ndo o domínio da nova ciência em 1879 com a publicação de Principles of Physiological Psychology. Dedicou principalmente ao estudo de reações simples a estímulos realizados sob condições controladas. Seu método de trabalho foi chamado de ESTRUTURALISMO, e o objeto de estudo era a estrutura consciente da mente e do comportamento, sobretudo as experiencias sensoriais.Wundt faleceu em 1920.
William James nasceu em 1842 nos EUA. Para ele a mente consciente é um constante fluxo, em constante interação com o meio ambiente. Por isso sua atenção estava mais voltada para a função - seu trabalho foi chamado de FUNCIONALISMO - dos processos mentais conscientes. Contestou e defendeu maior espaço para as emoções, a vontade, os valores, enfim, tudo o que faz cada ser humano ser único, em detrimento dos processos estruturantes, James não se limitaou a uma descrição de elementos, conteúdos e estruturas. William James faleceu em 1910.
Max Wertheimer nasceu em 1880 na Tchecoslováquia um dos fundadores da TEORIA DA GESTALT juntamente com Kurt Koffka e Wolfgang Köhler. Juntos, dedicaram-se ao estudo de processos perceptivos, corrente da psicologia que entendem que os fenômenos psíquicos só podem ser compreendidos, se forem vistos como um todo e não através da divisão em simples elementos perceptuais. A palavra gestalt significa "forma", "formato", "configuração" ou ainda "todo", "cerne". O gestaltismo assume assim o lema: "O todo é mais que a soma das suas